Escola Sá Pereira

Escola de Educação Básica que, desde a sua fundação, dedica atenção especial à educação artística. Busca superar o conceito de aprendizagem como mera aquisição de conteúdos e propõe o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam a construção do pensamento crítico, autônomo e de valores humanistas pautados na participação democrática, na livre expressão e no respeito mútuo.

Baseia-se no referencial construtivista sociointeracionista e entrelaça outras correntes, fazendo presentes as dimensões atitudinal, procedimental e conceitual no processo de ensino-aprendizagem. Opta pela Pedagogia de Projetos, o que permite a abordagem transdisciplinar, a partir de um currículo estruturado através de procedimentos de pesquisa e tratamento da informação.

Destaques

Ambiente de aprendizagem que estimula a participação, a cooperação, a indagação e a sensibilidade. Um espaço no qual a qualidade das relações humanas e o exercício da escolha e da decisão favorecem a construção de valores.

A avaliação é feita, de maneira contínua, por meio de observações de todas as produções e atividades individuais e de grupo.

Busca trazer para a sala de aula o cotidiano do nosso tempo, explorando as novas tecnologias, os diversos veículos de informação e os equipamentos culturais da cidade, promovendo aulas-passeio e atividades de campo.

Aulas de Dança, Artes Visuais, Teatro, Música e Cinema incluídas no currículo, assim como a língua inglesa, distribuídas ao longo dos segmentos.

Escola Sá Pereira

Fundação • 1948

Segmentos • EI, EFI e EFII

Unidades
Botafogo, Humaitá