icon-title

Como Atuamos

A Raiz Educação é um grupo que atua exclusivamente no segmento de educação.

Nosso modelo de negócio se baseia em parcerias com instituições, dividindo as tarefas de acordo com as competências de cada um. A nós, Raiz Educação, cabe executar a gestão administrativa, e aos educadores cabe realizar a gestão pedagógica. A beleza da educação está em não ser uma ciência exata. Não adotamos um modelo pedagógico único, uma diretriz a ser seguida ou uma ideologia definida. Acreditamos em escolas que tenham projetos pedagógicos sólidos sendo executados com excelência.

Diferentes modelos pedagógicos são ideais para diferentes famílias e estudantes. Acreditamos na pluralidade. Na Raiz Educação, cada escola tem discernimento próprio sobre seu modelo. Acreditamos na continuidade dos vários projetos pedagógicos escolhidos pelas escolas.

Nosso objetivo é somar forças. Ao realizarmos a gestão das tarefas administrativas de todas as instituições, conseguimos ser mais eficientes. Ao deixarmos os educadores livres, garantimos que dediquem seu tempo exclusivamente à qualidade pedagógica, à manutenção e à melhoria do modelo eleito. Com cada um se empenhando na sua área de conhecimento, temos certeza de atingir um resultado final ainda melhor.

André Gusman
Diretor-Geral Raiz Educação

Nossos Valores

icon-title

Excelência Pedagógica
“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.” – Aristóteles
Independentemente do modelo pedagógico, cada escola aplica seus melhores esforços para, diariamente, executar com excelência aquilo a que se propõe. Somos empenhados em entregar os melhores resultados com alto grau de qualidade para nossos estudantes.

Respeito aos Diversos Modelos de Educação
Educação não é uma ciência exata. Não acreditamos que exista, em termos absolutos, modelo melhor que outro. Acreditamos na pluralidade e, por isso, temos diversas instituições dentro do grupo, respeitando suas histórias.

Profissionalismo
Conduzimos nossas atividades com dedicação, disciplina, seriedade e ética, sempre com foco nos nossos compromissos com os clientes.

Cooperação
Nossa equipe, composta por profissionais das mais diversas áreas, trabalha em conjunto e com o mesmo ideal: construir uma instituição que atenda cada vez melhor seus alunos e as famílias que nela depositam sua confiança. Prezamos o trabalho em equipe e acreditamos na importância da atuação conjunta, com troca de experiências e conhecimentos, visando ao crescimento de todos e à conquista do objetivo comum.

icon-title

Equipe Pedagógica

Paulo Emílio

Diretor-Geral, Colégio Qi

Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas e Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou em colégios públicos e também foi professor do Colégio de São Bento. Ocupou o cargo de Coordenador de Ensino Fundamental II e Médio da Escola Parque. Sócio-fundador do Colégio Qi, ficou à frente da Unidade Tijuca durante dezesseis anos. Hoje ocupa a posição de Diretor-Geral da Rede Qi.

Rui Gomes de Sá

Diretor-Geral, Colégio e Curso Ao Cubo

Engenheiro mecânico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e MBA na área executiva pelo COPPEAD. Atua no ramo de Educação há mais de trinta anos como professor de Física e de Matemática, Diretor-Executivo e de Ensino e Consultor na área de Educação de Empresas. Como Diretor-Executivo e de Ensino, trabalhou no Colégio e Curso pH durante mais de 24 anos. Com a venda do pH para a Somos Educação, foi responsável pela Coordenação Pedagógica do Curso pré-Enem (vinculado à Escola Satélite).

Carlos Piatto

Diretor, Sistema de Ensino Raiz Educação

Profissional atuante há mais de 25 anos na Educação, Carlos Piatto é químico por formação, tendo lecionado em colégios e cursos pré-vestibular. Foi coordenador e diretor de escola, atuou como executivo em diversas empresas de educação, como COC, Editora Moderna, Universidade Estácio de Sá e Abril Educação, onde fez a gestão de diversos Sistemas de Ensino. MBA em Administração de Serviços pela USP e MBA em Administração Escolar pela Universidade Metodista. Formado também em Programação Neurolinguística – PNL, Análise Transacional e Coaching, está finalizando sua formação para instrutor de Mindfulness (Atenção Plena). Atualmente presta consultorias, ministra cursos e dá treinamentos para gestores escolares, professores, alunos e familiares. Consultor pedagógico e comercial reconhecido no mercado, aceitou com alegria a tarefa de participar da construção de nosso Sistema de Ensino.

Maria Teresa Jaguaribe Alencar de Moura

Diretora Pedagógica, Escola Sá Pereira

Ex-aluna da Escola Sá Pereira, hoje responsável pela Direção Pedagógica e a Orientação das atividades artísticas desde 1990. Durante toda sua formação, sempre esteve ligada à escola exercendo várias funções. Mestre em Educação pela PUC-RJ, com especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas pela mesma instituição, e em Construtivismo e Educação pela Facultad Latinoamericana de Ciências Sociales, FLACSO, Argentina. Graduou-se em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música.

Simone Messias

Coordenadora Pedagógica, Educação Infantil e Ensino Fundamental I Colégio Qi

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, tendo Pós-Graduação em Psicopedagogia - Diferenças na Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e cursos de extensão na área da Inclusão também pela PUC-RIO. Atuou como professora e Coordenadora Pedagógica de Ensino Infantil em diversas instituições particulares. Na rede pública, ocupou a função de Orientadora Educacional e Assessora Pedagógica da Educação Infantil e Alfabetização em municípios do RJ.

Maria Cecilia Moura

Orientadora Pedagógica, Escola Sá Pereira

Ex-aluna da Escola Sá Pereira, hoje é uma das diretoras. Exerceu diversas funções desde 1990, como a de professora de Artes, Teatro, Coordenadora da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e das Linguagens Artísticas. Atualmente, exerce a função de Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental I. Graduou-se em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar e Orientação Pedagógica, na Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro.

Vitor Israel

Diretor de Operações, Curso e Colégio Ao Cubo

Bacharel em Administração pela Universidade Candido Mendes. Licenciado em Matemática e Pedagogia pela FAERPI, além de ser mestre em Coaching Educacional, palestrante e escritor na área de Educação. Foi professor de Matemática do Colégio pH por 11 anos, tendo lecionado ainda em colégios como Liessin e João XXIII.

Paulo Andrade

Diretor de Ensino, Curso e Colégio Ao Cubo

Formado em História pela UFF, cursou também Filosofia na UFRJ, tem cursos de extensão na área de Teologia, Psicologia e Comunicação em instituições no Brasil e no exterior (Oxford, Inglaterra). Professor desde 2001 na rede privada, coordenou aulas de campo, viagens pedagógicas, ações sociais e projetos inter e transdisciplinares nas instituições em que trabalhou. Faz parte do time de História do Curso e do Colégio Ao Cubo.

Renato Pellizzari

Coordenador de Pré-Vestibular, Colégio Qi

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor em diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro por cerca de 12 anos e também dá aulas em um dos principais sites de videoaulas do país. Desde 2009 ocupa o cargo de Coordenador de Vestibular do Colégio Qi.

Angélica Barros

Coordenadora, Sistema de Ensino Raiz Educação

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em História pela mesma universidade, atuou como professora de Ensino Médio e Fundamental II por mais de 10 anos em instituições particulares. Tendo como principal interesse o processo produtivo dos livros ao longo do tempo e a iconografia dos mesmos, atuou como Pesquisadora da área. É autora de material didático para as séries do Fundamental e Médio desde 2014. A partir de 2015, passou a atuar na Coordenação Pedagógica do material didático do Colégio Qi e agora, junto com Carlos Piatto, assumiu a tarefa de coordenar o processo editorial do nosso Sistema de Ensino.

Luiz Affonso

Supervisor Pedagógico, Ensino Fundamental II e Ensino Médio Colégio Qi

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi professor de diversas escolas das redes particular e pública do município do Rio de Janeiro e da PUC-Rio. É coautor dos livros Independência ou morte: A emancipação política do Brasil e O Rio de janeiro, Capital do Reino, voltados ao público estudantil. Foi membro do Conselho do Museu Histórico Nacional, instituição na qual foi responsável pela concepção teórica e pela redação dos textos da exposição permanente Expansão, Ordem e Defesa. Atualmente, atua como Supervisor Pedagógico do Ensino Fundamental II e 1º e 2º anos do Ensino Médio da rede Qi, na qual trabalha desde meados da década de 1990, e como Orientador Pedagógico do Ensino Fundamental II da Escola Parque-Gávea.

Hugo Carvalho

Diretor-Geral, Colégio Matriz Educação

Cursou Licenciatura em Física na UFRJ e foi aprovado para o mestrado de Engenharia Nuclear no IME. Há mais de 15 anos lecionando em turmas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Vestibular e Pré-Militar, atuou como professor e gestor em diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Física e diretor-geral do Matriz Educação.

Walter Lucio

Coordenador Pedagógico, Colégio Matriz Educação

Professor de História, formado pela UERJ e Unirio com pós-graduação em História Moderna pela UFF. Cursou um período na Universidade de Coimbra, em Portugal, na cadeira de América Latina. Atualmente, é mestrando na Unirio na área de Ensino de História. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado educacional atuando na rede privada e na rede pública municipal de ensino, na qual participou da implantação do Ginásio Carioca (escolas integrais). Na parte de gestão, atuou como coordenador de unidade e coordenador de disciplina em vários colégios. Especializou-se em ministrar aulas para alunos do Ensino Médio nos segmentos de Pré-Vestibular e Pré-Militar, tendo em seu currículo mais de 1.000 aprovações.

Jaqueline Queiroz

Coordenadora Pedagógica, Creche Escola Ipê

Formada em pedagogia pela Universidade do Grande Rio, é atuante há 27 anos na área de Educação. Durante esse período desempenhou funções como professora, orientadora e coordenadora das séries iniciais em instituições particulares e, na rede pública de ensino, foi orientadora educacional e assessora pedagógica da Educação Infantil do município de Magé. Foi Diretora fundadora do Conexão Cursos. Hoje fica à frente da Coordenação da Creche Escola Ipê.

Ana Paula Figueiredo

Coordenadora Administrativa, Creche Escola Ipê

Atuante na área de educação desde 1994, formou-se no Instituto de Educação Carlos Camacho, em Magé, onde é reconhecida pelo trabalho de excelência na área de Educação Infantil. Trabalhou diretamente com crianças até 2004, atuando em sala de aula, e durante 14 anos como Coordenadora Administrativa do Centro de Ensino Mageense. Em 2012, passou trabalhar na assessoria administrativa da Creche Bem me Quer, onde permaneceu até o término do ano letivo de 2017. Hoje é Coordenadora Administrativa da Creche Escola Ipê.